SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA ( ” BATERIAS” )

Baterias de células de Lítio LFP ou LiFePO4 ( Lítio Ferro Fosfato )

Os Cátodos (eléctrodos positivos) dessas células destas baterias são fabricados com Lítio e Ferro e Fosfato ( Fósforo e Oxigénio), e os seus Ânodos (pólos negativos) são de Grafite, e devido às suas características de boa durabilidade (facilmente ultrapassam os 10 anos, variando consoante as condições de utilização)  e elevada potência máxima de carga e descarga por cada kWh ( C Rate) têm um relativamente baixo custo real de utilização por kWh de bateria ao longo de 10 anos (e também num período de 15 anos) ,  têm um custo inicial de investimento por cada kWh relativamente baixo, são o segundo subtipo de baterias de Lítio mais seguro ( o 1º : Lítio Titanato ) e têm uma elevada estabilidade térmica e baixo risco de “Thermal Runaway”,  e por essas razões são nos sistemas estáticos um dos tipos de baterias mainstream / mais populares .

Pela sua eleva durabilidade em relação aos outros subtipos de células de Lítio (excepto Lítio Titanato), para sistemas estáticos são uma das melhores opções em termos ambientais e de consumo de recursos minerais (também não utilizam Cobalto e Níquel e Manganês / Manganésio ) .

São utilizadas principalmente em sistemas estáticos, e cada vez mais em veículos eléctricos, especialmente em motociclos, onde a segurança e estabilidade é mais importante (não são o subtipo com a mais taxa de energia / peso a qual é uma característica importante num veículo devido ao peso relativamente à energia eléctrica acumulada ).

No entanto a sua durabilidade e características variam bastante consoante o fabricante, e o mercado mundial está inundado com baterias específicas de baixa qualidade (por Bateria entende-se o conjunto de células e estrutura de bateria e B.M.U. ( battery management unit / unidade de gestão de bateria ) e possível integração da bateria com sistema com equipamentos de carga e descarga de energia e de comunicação/gestão de fluxos de energia ) , inclusivé de alguns fabricantes com boa reputação .

Baterias de células de Lítio LFP ou LiFePO4 melhoradas com Grafeno ( Lítio Ferro Fosfato com Grafeno )

Os Cátodos (eléctrodos positivos) dessas células destas baterias são fabricados com Lítio e Ferro e Fosfato ( Fósforo e Oxigénio), e os seus Ânodos (pólos negativos) são de Grafite, e além disso têm adição de Grafeno (que é Carbono Grafite de nanotecnologia ) , que é uma tecnologia inovadora e testada por um fabricante, com várias vantagens em termos de durabilidade e taxa de potência máxima de descarga e de carga, e custo quase igual ao subtipo anteriormente referido, e que por isso são na nossa opinião uma das melhores escolhas para sistemas estáticos.

Baterias de células de Lítio LTO ( Lítio Titanato ou Lítio Óxido de Titânio )

Os Cátodos (eléctrodos positivos) dessas células destas baterias são fabricados com Lítio e outros elementos ( podem existir vários subtipos dentro deste subtipo ), e os seus Ânodos (pólos negativos) são de Titânio e Oxigénio, e devido às suas características de elevada durabilidade (facilmente ultrapassam os 25 anos, variando consoante as condições de utilização)  e elevada potência máxima de carga e descarga por cada kWh ( C Rate) são as que representam o menor custo real de utilização por kWh de bateria ao longo de 25 anos (e também num período de 15 anos e num período de 10 anos ) , mas devido ao seu maior peso por kWh e por potência em relação a outros tipos de Lítio, não têm sido muito utilizadas em veículos eléctricos ( com excepção de alguns veículos Japoneses) e por essa razão e por terem um custo médio de kWh cerca de 35% ( x 1,35 ) superior ao custo médio de kWh de outros subtipos como LFP, são menos mainstream / menos populares .

São o subtipo de baterias de Lítio mais seguras, e estão num nível diferente de segurança, bastante mais alto que todas as outras.

Pela sua elevadíssima durabilidade mesmo em condições mais exigentes de elevadas taxas de carga e descarga e temperaturas, para sistemas estáticos são a melhor opção em termos ambientais e de consumo de recursos minerais .

Baterias de células de Lítio NMC ( Lítio Óxido de Níquel Manganésio Cobalto )

São utilizadas principalmente em veículos automóveis, e em menor escala em sistemas estáticos, e a sua durabilidade e características variam bastante consoante o fabricante . O mercado mundial está inundados com baterias específicas de baixa qualidade .

Não são em geral uma boa escolha para Sistemas Estáticos, devido à sua menor durabilidade. Em casos específicos podem ser uma boa escolha para sistemas estáticos, tendo sistema de refrigeração avançado e tendo uma dimensão/capacidade total de kWh de energia elevada de forma a que a potência ( kW ) de descarga e carga por cada kWh seja relativamente baixa.

Baterias de células de Lítio NCA ( Lítio Óxido de Níquel Cobalto Alumínio )

Não são em geral uma boa escolha para Sistemas Estáticos, devido à sua menor durabilidade. Em casos específicos podem ser uma boa escolha para veículos eléctricos, tendo sistema de refrigeração avançado e tendo uma dimensão/capacidade total de kWh de energia elevada de forma a que a potência ( kW ) de descarga e carga por cada kWh seja relativamente baixa.

Baterias de células de Lítio Manganato ou Manganésio Spinel ( Lítio Óxido de Manganésio )

Não são uma boa escolha para Sistemas Estáticos, devido à sua menor durabilidade.

No entanto este subtipo é mais seguro do que a maioria dos subtipos de Lítio e têm uma elevada estabilidade de temperatura interna, e por isso são usadas por exemplo em dispositivos médicos e outros que requeiram boa segurança e elevada estabilidade de temperatura como por exemplo ferramentas eléctricas de potência.

Baterias de células de Iões de Lítio ou Lítio Cobaltato ou LCO ( Lítio Óxido de Cobalto )

Os Cátodos (eléctrodos positivos) dessas células destas baterias são fabricados com Carbonato de Lítio e Cobalto, e os seus Ânodos (pólos negativos) são de Grafite, e devido às suas características de elevada taxa de energia/peso e baixa durabilidade e baixo custo por kWh, são utilizadas em Laptops ( PCs portáteis ) e Smartphones e outros aparelhos portáteis Electrónicos.

São o subtipo de baterias de Lítio menos seguras, e estão num nível diferente de segurança, bastante mais baixo que todas as outras.

Não são uma boa escolha para Sistemas Estáticos, e são totalmente desaconselhadas devido ao risco elevado de explosão e incêndio após reacção em cadeia de autoaquecimento autosustentado ( Thermal Runaway ) .